MUNICÍPIO DÁ INICIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
O estado do Rio Grande do Sul a campanha de vacinação contra a gripe A vírus H1N1 já foi iniciada. A campanha foi antecipada diante dos inúmeros casos da doença registrados desde meados de março aqui no estado. Em São José do Herval, a Secretaria Municipal de Saúde já recebeu as doses da vacina e no dia 25 de Abril de 2016 deu início a vacinação à campanha de vacinação contra a gripe.
A meta estipulada pelos órgãos estaduais de controle à doença é vacinar inicialmente 706 pessoas, mas a expectativa é conseguir imunizar o máximo possível da população. A imunização é tríplice e combate a três tipo de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. Entre as prioridades da Vacinação estão: as crianças com idade entre seis meses e menor de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), idosos, trabalhadores da saúde, população carcerária e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas com idade entre 5 e 59 anos, devem apresentar a Prescrição Médica, no ato da vacinação. Portadores de síndromes, como a Síndrome de Down, Diabéticos e Obesos também estão incluídos entre os grupos prioritários, não necessitando da prescrição médica.
No próximo sábado DIA 30 DE ABRIL será realizado o DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A. Todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco devem procurar a Unidade Básica de Saúde para imunização. A secretária de saúde Solange Ribeiro destaca que a UBS ficará aberta das 08:00 às 17 horas, para que grande parte do grupo de risco seja vacinado. “Vamos tentar imunizar o maior número possível de pessoas que constituem o grupo de risco que tem direito a vacina. Pedimos para que esses cidadãos venham até a unidade básica de saúde no dia D para serem vacinados, evitando os horários de expediente durante a semana os quais contam com mais movimento e o risco de contrair a doença se torna consequentemente maior”, disse. A secretaria de Saúde recomenda aos cidadãos que forem até a UBS para imunização que estejam munidos da carteira de vacinação. No sábado dia 14 de maio, a UBS também estará aberta, o dia todo para vacinação.
RECOMENDAÇÕES
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, a UBS recomenda:
* Lavar frequentemente as mãos, com bastante água e sabão, ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica, se o doente pertence a um grupo de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1 da influenza tipo A. Nos outros casos, permanecer em repouso e tomar bastante líquido para garantir a boa hidratação.