Projeto escolar busca ampliar consciência crítica sobre economia

16.11.2017 13:56 Por imprensa

O trabalho desenvolvido pela professora Silvane Colussi, no terceiro ano da EMEF Tomé de Souza, explorando noções de economia e sistema monetário de forma lúdica mas com a responsabilidade que o assunto merece, proporcionou aos alunos compreender como funciona o sistema monetário brasileiro, aprendendo a utilizar o dinheiro e a conferir o troco. Ao longo do trabalho com o sistema monetário, a professora estimulou os estudantes a ampliar seus conhecimentos das quatro operações ( adição, subtração, multiplicação e divisão), dos números naturais; sistema decimal e identificação das cédulas e moedas, por meio do manuseio manuseio das cédulas e moedas que desencadearam a troca de idéias e as discussões de chegar ao troco e não perder dinheiro, sem que se tornasse pesado e estressante para o aluno. De acordo com a professora Silvane, este trabalho de forma lúdica e seria, atraiu os alunos a uma compreensão da matemática, que é visita por muitos como algo abstrato e que não tem aplicabilidade no cotidiano. “Possibilitar que os alunos recebam conhecimentos sobre educação financeira é despertar neles uma consciência crítica em relação ao consumismo e à sustentabilidade, indispensáveis à segurança financeira pessoal e familiar”, destacou a professora. Segundo ela, o projeto despertou o interesse dos estudantes e proporcionou muitos benefícios. “Eles puderam ser observados nas rodas de conversa, na realização das atividades propostas, na participação ativa nas pesquisas e no interesse pela participação, que vieram a enriquecer o desenvolvimento do projeto”, revela. “São benefícios que certamente  trarão mudanças nas ações do dia a dia para uma vida financeira saudável e equilibrada.”

 

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