SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PROMOVE 1ª CAMINHADA PELA VALORIZAÇÃO À VIDA
Na quinta-feira, 19/09, a comunidade hervalense mobilizou-se para participar da 1ª Caminhada pela valorização à vida.
A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, executada pela equipe do NASF com o apoio dos demais segmentos de atenção à saúde, teve como objetivo informar a população a respeito dos sinais manifestados por indivíduos em risco de suicídio, bem como de estratégias que podem ser acessadas para buscar ajuda. A ação, integrante do conjunto de atividades desenvolvidas no “Setembro Amarelo”, mês no qual enfatizam-se as estratégias de prevenção ao suicídio, contou com a presença de lideranças locais, estudantes e membros da comunidade.
A concentração inicial da 1ª Caminhada pela valorização à vida foi na UBS do município, de onde os participantes, portando cartazes com mensagens de apoio à causa e balões amarelos e pretos, deslocaram-se à Praça da Matriz, local onde realizaram-se as ações de sensibilização.
Também foram distribuídas cartilhas informativas sobre a temática abordada, que a cada dia torna-se mais preocupante.
A Secretária da Saúde Solange Ribeiro agradece aos participantes e, principalmente, a equipe do NASF, responsável pela organização do evento. “Precisamos levar para a comunidade esses debates, pois só assim, situações tão preocupantes quanto o suicídio poderão ser enfrentadas”, destacou a secretária.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, no Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio e mais três tentam, sem sucesso. Falar sobre o assunto é sempre um desafio. O suicídio pode afetar indivíduos de diferentes classes sociais, idades, orientações sexuais e identidade de gênero. É a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito.